Felipe Massa deixou o Circuito da Catalunha, na Espanha, sem compreender o que exatamente fez com que seu rendimento caísse tanto durante a prova. Sofrendo com um alto consumo pneus que não havia aparecido nos treinos livres, o brasileiro foi o 13º.
Seu primeiro contratempo havia acontecido ainda na classificação, quando cometeu um erro em sua única volta rápida, cujos primeiros setores indicavam uma briga pela quarta ou quinta colocações. Ao perder o carro na curva 10, Massa fez apenas o nono tempo. Com mais um resultado negativo após uma boa expectativa inicial – ainda mais com o companheiro, Valtteri Bottas, largando em quarto e terminando em quinto – mais uma vez Massa foi alvo de críticas. Mas o piloto da Williams garantiu que isso não o afeta.
“Não estou nem um pouco preocupado. O que importa são as reclamações boas, e não nas que não interessam. O que interessa é pensar na próxima corrida, fazer um trabalho melhor. Com pressão, estou acostumado”, disse ao TotalRace em Montmeló. Massa explicou que sentiu um comportamento diferente do carro mesmo antes de alinhar para a corrida. “O carro se comportou muito bem durante todo o final de semana. Na corrida, não ajudou muito largar fora de posição, pois me fez gastar mais pneu do que eu deveria.
Mas meu carro era completamente diferente do que tive nos treinos. Usei o pneu muito mais do que deveria, é difícil até explicar por quê. Até o pneu duro funcionou melhor do que o médio, completamente diferente do que acontecera nos treinos livres.” Uma das hipóteses levantadas pelo brasileiro é a queda da temperatura na pista entre o sábado e o domingo, que tinha tempo nublado. “Acho que a única mudança era a temperatura. Temos de entender o porquê. Com a pista mais fria, algo não funcionou para mim.
Exatamente o contrário do que aconteceu com meu companheiro, que estava sofrendo com o desgaste o final de semana inteiro e tudo foi diferente na corrida. O que piorou para mim, melhorou para ele.” Massa vai testar pela Williams nesta terça e quarta-feira, em Barcelona.
Fonte: G1