Chega neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) a nave Cygnus, com os ingredientes para que os astronautas preparem cerveja no espaço. Curiosamente, o objetivo não é deixar ninguém bêbado. Pelo menos, não a princípio.
O experimento proposto por uma criança de 11 anos – o americano Michal Bodzianowski – visa criar uma alternativa para o caso de a água da estação precisar ser purificada. “Se toda a água da estação ficar contaminada, produzir cerveja a partir dessa água vai purificá-la, e o processo será relativamente mais barato do que purificá-la com tabletes especiais, que podem não durar muito tempo”, diz o projeto.
Os astronautas utilizarão um tubo de ensaio de 15 centímetros, que separa lúpulo, malte de cevada, levedura e água. Na Terra, o jovem que propôs o estudo fará o mesmo.
A agência americana, contudo, não permite o uso de álcool no espaço – é a primeira vez que uma bebida alcóolica estará na estação. “A Nasa é completamente contrária ao álcool, por uma perspectiva de segurança. Muitos dos nossos parceiros internacionais gostariam de permitir algum álcool a bordo da ISS, mas os diretores da Nasa se mantêm contrários”, afirma Vickie Kloeris, gerente do Laboratório de Comidas Espaciais da agência espacial americana.