A Nokia parece não ter abandonado a ideia de lançar um smartphone com Android , mesmo após ter sido adquirida pela Microsoft. Segundo fontes de dentro da empresa, o produto está praticamente finalizado. No entanto, o lançamento ainda é um mistério por causa da influência da própria Microsoft, que deve fazer de tudo para impedir que a finlandesa tenha no mercado um aparelho com um sistema operacional rival.
As imagens foram divulgadas na Internet pelo perfil @evleaks no Twitter, famoso por esse tipo de vazamento. As fotos mostram o que parece ser um smartphone Lumia por fora, porém sem as teclas touch no hardware, como acontece com os dispositivos da linha; o que indicaria ser um aparelho rodando Android.
De codinome Normandy, o celular não teve qualquer especificação vazada, mas se espera que tenha configurações modestas. A estratégia da Nokia seria usar este modelo como substituto da linha de entrada Asha, que trabalha com telefones de baixo custo.
O aparelho seria um atrativo para os consumidores que querem gastar pouco com o primeiro smartphone, sem abdicar de apps populares que ainda não chegaram aoWindows Phone. O Android encontrado no Normandy, porém, seria uma versão completamente modificada, a exemplo do que faz a Amazon na sua linha de tablets Kindle Fire – sem acesso aos Google Apps e ao Google Play.
Fontes de dentro da Nokia ouvidas pelo site The Verge teriam indicado um possível lançamento do Normandy em 2014, o que pode ser facilmente recusado pela Microsoft assim que a compra da empresa finlandesa for finalizada. O acordo já foi aprovado pelas autoridades dos Estados Unidos e deve ser concretizado em breve.