Os brasileiros poderão ter acesso à quinta geração de redes móveis já em 2019, mas não espere utilizá-lo para conexão ultrarrápida no celular. A tecnologia deve dar as caras no Brasil primeiro como um serviço de banda larga fixa de alta velocidade para ser usado nas redes de telefonia móvel mais para frente.
A previsão vem da Nokia, como relata o site TeleSíntese. A marca é mais conhecida do público pelos seus celulares e smartphones, mas o fato é que a companhia hoje é uma das maiores fabricantes de equipamentos de rede do mundo, e fornece diretamente para as operadoras brasileiras, de modo que a empresa está ciente das estratégias das operadoras.
A expectativa da Nokia é que os planos de banda larga fixa usando a rede 5G poderão alcançar velocidades que fiquem entre 200 Mbps e 400 Mbps, o que já é bem acima da velocidade média
Segundo o diretor de tecnologia da Nokia para a América Latina, Wilson Cardoso, as empresas de telecomunicações já estão realizando testes para a utilização do 5G. Apesar das companhias já estarem trabalhando com equipamentos habilitados para a nova rede, a indústria ainda espera a realização do leilão de 3,5 GHz pela Anatel.
A expectativa é de que o leilão aconteça no início de 2019, com a venda de 200 MHz divididos em quatro lotes. Com isso, a ativação comercial poderia acontecer em um período entre três e seis meses após as operadoras receberem os lotes de frequência.
A faixa de 3,5 GHz é considerada nobre pelas operadoras, segundo a publicação, pois se propaga bem quando usada junto com a infraestrutura da frequência de 1,8 GHz. Já os consumidores irão se beneficiar com a nova rede, que não precisa de um técnico para fazer a instalação.