A nova terapia usa laser associado a um medicamento para eliminar os tumores, sem causar os severos efeitos colaterais de terapias tradicionais
Cerca de 20% dos tumores malignos da próstata apresentam comportamento indolente e crescem lentamente, sem impor riscos imediatos aos pacientes atingidos. Esses casos podem ser apenas acompanhados com exames periódicos e em torno de 50% nunca precisam ser tratados. Na outra metade, realiza-se cirurgia ou radioterapia porque os pacientes sentem-se inseguros ou por indícios de piora da doença.
Recentemente, uma nova técnica de tratamento menos agressiva foi idealizada para os casos indolentes. Trata-se da chamada terapia fotodinâmica, que consiste em expor a próstata a feixes de laser após a injeção de uma substância chamada padelipofirna, que se fixa aos vasos sanguíneos do tumor. Como resultado, esses vasos se ocluem, interrompe-se o aporte local de sangue e ocorre a morte das células cancerígenas.
Num estudo inicial desenvolvido em 47 centros europeus, 513 pacientes foram sorteados para se submeter ao tratamento ou apenas realizar exames periódicos. Após dois anos, biópsias da próstata demonstraram ausência de câncer em, respectivamente, 49% e 14% dos pacientes tratados e não tratados. Efeitos adversos foram muito raros e a disfunção sexual, observada nos tratamentos tradicionais, ocorreu em apenas 1% dos casos.
Se esses resultados forem reafirmados, a terapêutica fotodinâmica se consagrará como uma opção bastante atraente para os casos de câncer indolente da próstata.
Quem faz Letra de Médico
Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antônio Frasson, mastologista
Artur Timerman, infectologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Miguel Srougi, urologista
Paulo Hoff, oncologista
Paulo Zogaib, medico do esporte
Raul Cutait, cirurgião
Roberto Kalil – cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista
Sergio Simon, oncologista