Ação começa nesta segunda; aulas só serão retomadas no próximo dia 29. Mobilização nacional em escolas foi no dia 19; rede pública não participou.
Responsável pela conservação dos espaços públicos do Distrito Federal, a Novacap anunciou que fará mutirões de limpeza em escolas públicas a partir desta segunda (22). As aulas na rede pública só começam no dia 29 de fevereiro, neste ano, porque o calendário escolar foi “empurrado” pela greve de professores no ano passado.
Serão disponibilizadas 50 roçadeiras costais – máquinas de cortar grama que ficam acopladas em uma mochila – e 10 caminhões para a operação nas escolas. No total, a Novacap promete colocar 110 pessoas do órgão na limpeza dos colégios públicos.
O cronograma foi definido pelas próprias direções regionais. No Plano Piloto, por exemplo, a ação vai começar na Escola Classe 05 do Cruzeiro, na Escola Classe da 11 Sul e no Centro de Ensino Fundamental 06, no Lago Sul.
Mobilização nacional
Na sexta (19), o governo federal promoveu ações em escolas de todo o país contra o Aedes aegypti. O Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika teve como meta alertar professores, alunos e funcionários das escolas para a necessidade de combater o Aedes.
Como as aulas na rede pública do DF ainda não tinham começado, as escolas não participaram da ação nacional. O governador Rodrigo Rollemberg e o ministro da Saúde, Marcelo Castro, participaram de uma “aula” sobre o combate ao Aedes em uma escola particular, na Octogonal.
O ministro do Planejamento, Valdir Simão, visitou uma unidade do Instituto Federal de Brasília (IFB) em Samambaia. A ação nas escolas deve durar até o fim do mês, embora as autoridades reafirmem que o combate ao mosquito deve ser permanente.