A Novacap anunciou que vai intensificar o trabalho de roçagem — corte de arbustos e pequenas plantas com foice — e rastelo nos próximos dias para evitar queimadas na vegetação nos próximos dias no Distrito Federal. A iniciativa ocorre no período de transição climática. O Corpo de Bombeiros informou estar atuando na conscientização de moradores de áreas rurais e na capacitação de soldados.
Segundo a Novacap, o objetivo é vistoriar as áreas verdes do DF e, na sequência, coletar o entulho deixado. “São cerca de 80 equipes trabalhando diariamente em todas as regiões”, disse o chefe do Departamento de Parques e Jardins, Rômulo Ervilha.
O gestor afirma que população precisa tomar certos cuidados. “Muitos moradores pagam prestadores de serviço para fazer esse trabalho, e eles acabam juntando montes de capim e folhas secas em área pública, o que, associado a uma ponta de cigarro aceso, temos um fator capaz de contribuir para as queimadas”, explica. “As pessoas devem colocar o entulho em sacos plásticos e deixar em ponto de coleta do Sistema de Limpeza Urbana (SLU).”
A roçagem é um procedimento frequente em Brasília. Nas chuvas, a periodicidade varia entre 30 e 45 dias, com exceção da área central do Plano Piloto, onde é executada a cada 20 dias.
Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que o DF possui 390 mil hectares em zona rural. De junho a outubro de 2014, o Corpo de Bombeiros atendeu a 3.647 ocorrências de incêndios em áreas florestais e rurais. A quantidade equivale a 87% dos chamados atendidos durante todo o ano.