Serão 139 aparelhos em todo o DF; investimento é de R$ 18,7 milhões. Segundo Detran, central de monitoramento será instalada até dezembro.
O Detran do Distrito Federal começou a instalar novos equipamentos de fiscalização, conhecidos como “pardais”, nas principais vias da capital. Além de flagrar os motoristas que avançam sinal vermelho ou ultrapassam o limite de velocidade, a nova tecnologia consegue identificar veiculos com dívidas ou que tenham sido roubados.
Os novos pardais são mais visíveis, e ficam instalados em uma barra metálica sobre as faixas da via . Segundo o Detran, 139 aparelhos serão instalados em todo o Distrito Federal, em substituição ao modelo atual. O investimento, de acordo com o órgão, é de R$ 18,7 milhões.
As novas câmeras utilizam um sistema de OCR – sigla em inglês para “registro ótico de caracteres”. O sistema permite uma leitura mais clara das placas dos veículos e pode ajudar as forças de segurança a identificar motoristas em situação irregular.
De acordo com o departamento de trânsito, a nova tecnologia deve funcionar a partir de dezembro, com a conclusão de uma central de monitoramento específica para acompanhar os radares. Na sala de controle, os agentes do Detran poderão acompanhar em tempo real a quantidade de veículos na pista e a velocidade média da via.
O diretor-geral do Detran, Rômulo Félix, diz que a expectativa é de que a tecnologia OCR se torne um padrão em todos os radares do Distrito Federal. “Estamos concluindo a licitação também para a substituição dos pardais, para substituir um contrato emergencial. Eles também virão com a tecnologia OCR”, afirma.