Pensando em se tornar seu próprio patrão, muitas pessoas almejam se tornar empreendedoras, vendendo algum produto ou serviço de maneira inovadora no mercado. Contudo, ao pensar em se formalizar e assim gerar bons frutos, muitos ainda possuem inúmeras dúvidas com relação ao processo, sobretudo quando se trata de escolher um nome para sua empresa.
Ao se depararem com o termo “Razão Social” o pânico se instaura! Mas o que podemos fazer com relação a essa problemática? Acalme-se, pois no texto abaixo, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre esse tópico e seguir adiante com a abertura da sua empresa!
O que é Razão Social na prática?
Fonte: Shutterstock
Também conhecida como firma empresarial e ainda denominação social, a razão social consiste, basicamente, no nome que a sua empresa vai ter enquanto pessoa jurídica, isto é, com um CNPJ — o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Uma vez que esse título for definido, todas as vezes em que a sua empresa precisar ser documentada, é esse termo que vai surgir em todos os seus contratos.
Seja na abertura de contas ou emissão de notas fiscais, a razão social poderá ser utilizada para identificar a empresa. Em linhas gerais, trata-se do nome oficial da sua empresa perante a Junta Comercial, o órgão responsável pelo registro de atividades empresariais, garantindo que ela seja única. Mas atenção: não confunda a Razão Social da empresa com o seu Nome Fantasia, pois as duas têm conotações e funções diferentes, embora também possam ser as mesmas em alguns casos.
Como definir a Razão Social?
Fonte: Shutterstock
Por tratar-se de algo burocrático, existem algumas regras para a criação da Razão Social. A primeira delas corresponde à atividade comercial da empresa, que pode ser apresentada de forma simples e breve. Além disso, é comum que ela tenha uma identificação própria para não ser confundida de forma alguma. É comum que muitos empreendedores utilizem seu sobrenome na criação da Razão Social junto ainda da atividade comercial, como por exemplo, escritórios de advocacia.
Há também a possibilidade de criar uma sigla que corresponda a algo associado a essa atividade comercial, bem como suas intenções com ele. Razões Sociais com termos como “Projeto” ou “Associação” também são comuns de serem encontrados na Junta Comercial.
Além disso, você ainda pode identificar nesse registro qual é o tamanho da sua empresa a partir de algumas siglas, como: ME (microempresa), para negócios com faturamento de até R$ 120 mil ao ano; LTDA (limitada), para companhias com número de sócios limitados e ainda S/A (sociedade anônima), cujo capital é aberto e pode ter inúmeros acionistas.
Microempreendedores individuais (MEI) e empresas de pequeno porte (EPP) também podem entrar nessa categoria. Dessa forma, esteja atento ao tipo de negócio que você irá iniciar para saber se essas siglas se aplicam à sua Razão Social.
O que é o Nome Fantasia?
Enquanto a Razão Social é o nome que a sua empresa vai ter no papel, o Nome Fantasia é o nome pelo qual ela ficará conhecida entre o público consumidor. Em linhas gerais, a Razão Social possui algumas aplicações burocráticas para sua criação, enquanto o Nome Fantasia fornece mais liberdade aos empreendedores, estando, obviamente, relacionado à atividade comercial da companhia.
Vale destacar ainda que o Nome Fantasia acaba se tornando uma marca para a empresa. Portanto, é importante checar se já não existe nenhuma outra organização com o mesmo nome para evitar conflitos futuros.
E como é possível formalizar uma empresa?
Fonte: Shutterstock
Recomenda-se que, antes mesmo de realizar o registro da Razão Social, bem como o Nome Fantasia, os sócios façam uma pesquisa elaborada sobre as suas possibilidades no mercado atual. Uma dica é utilizar plataformas de buscas e registros, redes sociais e até mesmo o Linkedin para essas questões, pois as empresas geralmente possuem sites e contatos de fácil acesso nesses locais.
Se já estiver decidido sobre a Razão Social e o Nome Fantasia, procure pela Junta Comercial de seu município. Hoje em dia, é possível realizar esse processo de forma online e gratuitamente, fazendo a abertura de sua empresa com a definição da atividade principal comercial, a localização formal e ainda informando qual a sua modalidade jurídica (MEI, ME, EPP, LTDA ou S/A).
Você ainda pode fazer um registro formal do Nome Fantasia enquanto marca em um cartório ou ainda no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Fonte: Tecmundo