Segundo a PF, o transtorno ocorre em todo o país e se dá em virtude da atualização do programa adotado. Mesmo assim, ainda não há previsão de quando a situação voltará ao normal. Durante boa parte da manhã de ontem, a expedição dos passaportes em Brasília ficou prejudicada. O mesmo ocorreu pelo menos outras duas vezes semana passada, segundo as pessoas que se encontravam no local.
Além de não conseguirem gerar o documento, os cidadãos também ficaram impedidos de buscar os que já haviam sido gerados anteriormente. Quem tinha hora marcada acabou sendo reagendado para o fim de semana ou para os horários especiais, que, em tese, seriam empregados para desafogar o fluxo intenso nesta época do ano.
Receita Federal
Mesmo assim, o órgão não se antecipou para substituí-la, apesar de garantir que tentou um acordo para não prejudicar a população, que não foi aceito pela empresa sob a justificativa de que o valor que vinha recebendo não era suficiente para fazer frente aos custos. O Fisco informou ainda que a consulta à restituição funciona normalmente e que só o atendimento foi suspenso. Um pregão eletrônico será realizado amanhã para definir quem irá tomar frente do contrato. Após a definição, a empresa terá 35 dias para se adaptar e normalizar o atendimento.