Neste mês de dezembro, a Administração Regional, em parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), apresentou a comunidade do Lago Norte, o projeto de implantação do Parque Ecológico das Garças. Na ocasião, o parque recebeu o plantio de 500 mudas nativas do Cerrado, ao todo serão plantadas 10 mil mudas.
Para os moradores do Lago Norte, a assinatura do Termo de compensação Ambiental, o lançamento do projeto para implantação do parque e o plantio das 10 mil mudas é motivo de comemoração. De acordo com o presidente da Associação de Amigos do Parque das Garças, Daniel Badke Lino, a comunidade aguarda há mais de 10 anos a assinatura do Termo de Compensação Ambiental e a liberação da área para implantação de infraestrutura.
“Estamos satisfeitos com o trabalho da administradora, a Associação luta há anos para que o Parque seja revitalizado, tenha infraestrutura e segurança. Os moradores do bairro agradecem o empenho”, destaca o presidente da Associação.
O Parque das Garças foi criado em 2002 e fica ao lado do Clube do Congresso. Além das aves que deram origem ao nome do parque, corujas, quero-queros e patos, já foram identificadas pelo menos 50 espécies de aves e 200 de árvores nativas.
O parque é um dos locais preferidos para os praticantes de esportes como o kitesurf, stand up paddle, windsurf e natação.
A administradora do bairro, Sandra Faraj, vem empenhando esforços para que as obras de infraestrutura aconteçam o quanto antes: “A Assinatura do Termo de Compensação é o ponta pé inicial para o começo das obras de implantação de infraestrutura para o parque. Ainda este ano faremos a instalação de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), e o projeto básico, para a implantação definitiva já se encontra avançado, aguardando detalhamento, aprovação e posterior licitação”, afirmou.
Os interessados em conhecer os detalhes do projeto podem entrar em contato com a Administração pelo telefone: (61) 3468-9400