Benefício é oferecido a 200 mil alunos, que não foram até posto do DFTrans. Faltou atualização de empresas; serviço é normalizado na terça, diz órgão.
Universitários do Distrito Federal que voltaram às aulas nesta segunda-feira (15) encontraram dificuldades para utilizar o Passe Livre concedido pelo DFTrans no início do mês. Reclamações foram registradas em ônibus que operam em Águas Claras, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Asa Sul.
O benefício foi oferecido para 200 mil alunos que não precisariam comparecer a postos do DFTrans para renovar o cadastro. Eles deveriam respeitar o uso das linhas já cadastradas e o acesso máximo de 54 viagens por mês.
O DFTrans afirma que catracas de algumas operadoras do transporte público não foram atualizadas, por isso o Passe Livre não funcionou de forma adequada. O órgão não soube informar quantos equipamentos deixaram de funcionar nesta segunda.
O posto de atendimento de Taguatinga ficou lotado por conta da alta procura dos estudantes. A empresa diz que o problema é “pontual” e promete que o sistema deve voltar ao normal nesta terça-feira (16). O novo modelo de cadastramento dos beneficiários só deve funcionar no início de março.
O DFTrans diz que não é necessário ir aos postos de atendimento até o início efetivo do novo sistema. O órgão não informou quando será possível aos novos usuários fazerem o cadastramento.