A operação Fake Fashion teve início na manhã desta segunda-feira (25/2). Os responsáveis pelas vendas poderão pegar de um a três anos de prisão
Milhares de peças de vestuário falsificadas foram apreendidas na Feira dos Importados, na manhã desta segunda-feira (25/2), pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Durante a Operação Fake Fashion, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em bancas do local.
De acordo com o delegado Marcelo Portela, da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf) da PCDF, responsável pela operação, uma denúncia foi feita pelas marcas vítimas das falsificações. Em seguida, a Corf realizou um levantamento das lojas que vendiam as mercadorias contrafeitas.
Os itens ficarão apreendidos na PCDF até que o laudo pericial seja concluído. “Após a confecção desses laudos, nós vamos providenciar a destruição desse material, já que ele não pode retornar para venda ou utilização, por ser contrafeito”, acrescentou o delegado.
Portela afirmou, ainda, que alguns dos produtos são fabricados em São Paulo e Minas Gerais e há suspeitas de que outros são de fora do Brasil. No entanto, ainda não se sabe de onde vem a maioria das mercadorias.
Segundo Marcelo Portela, os responsáveis pelas vendas foram identificados e serão chamados à delegacia para prestar esclarecimentos. “Elas serão responsabilizadas por violação do direito de marca e se, ao final, forem condenados, podem pegar pena de um a três anos de detenção.”
Fonte Correio Braziliense