Nenhum dos três tripulantes que estavam a bordo se feriu, informou FAB. Situação provocou atrasos, diz Inframerica; é segundo caso em quatro dias.
Uma pista do Aeroporto de Brasília ficou parcialmente interditada entre as 17h54 e as 19h23 após o pneu de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) estourar. Segundo a FAB, nenhum dos três tripulantes que estavam a bordo se feriu. Equipes do aeroporto tiveram que rebocar o avião.
A situação provocou atrasos, informou a Inframerica, consórcio que administra o terminal. Das 18h até as 20h30, estavam previstas 57 movimentações aéreas no aeroporto – dado que inclui pousos e decolagens. Desses, 39 voos atrasaram mais de 15 minutos. Ao todo 29 pousos e 10 decolagens foram afetados.
De acordo com a Inframerica, a pista foi parcialmente interditada porque continuava podendo receber aviões de médio porte. A outra pista que funciona paralelamente no terminal também continuou funcionando, diz o consórcio.
Outro caso
É a segunda vez que um avião da FAB tem o pneu estourado em quatro dias. Na última quarta-feira (21), uma das duas pistas do aeroporto ficou fechada entre 12h45 e 14h. Segundo a Inframerica, ninguém se feriu. Pelo menos três carros da Base Aérea foram mobilizados para ajudar a retirar a aeronave da pista.
O avião é um modelo EMB-110 Bandeirante. Dependendo da versão do aparelho, há espaço para 15 ou 21 passageiros, com até três tripulantes. A FAB não informou quantas pessoas estavam a bordo.
Segundo a companhia, a suspeita não foi confirmada, e foram respeitados todos os procedimentos de segurança. De acordo com a Inframerica, não há relatórios indicando a presença da fumaça.
Ainda segundo o consórcio que administra o aeroporto, a fumaça mostrada no vídeo vinha de um incêndio no Park Way, área residencial com mansões a dois quilômetros do terminal.
Autor das imagens, o funcionário da praça de alimentação do aeroporto Fernando Fernandes negou que houvesse incêndio nas proximidades. “O avião soltou o alarme. E aí, o piloto mandou todo mundo sair às pressas. Ele chamou os bombeiros, e abriu o saguão”, disse.
A Latam afirmou que os passageiros foram orientados a sair da aeronave sem os pertences em um primeiro momento. A empresa não disse quanto tempo eles demoraram para retornar ao avião.