Um tamanduá-bandeira foi capturado na noite desta quinta-feira dentro de uma chácara no Núcleo Rural Casa Grande, do Gama. Por volta de 20h, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi chamada por moradores para resgatar o animal. O animal estava acuado junto a um muro nos fundos da casa e por isso, os policiais tiveram facilidade para fazer a captura.
O animal foi levado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde terá o quadro de saúde avaliado.Se o tamanduá estiver bem, poderá ser devolvido ao habitat natural. Segundo o BPMA, o bicho está aparentemente normal.
Ameaçados
O tamanduá-bandeira é uma espécie considerada vulnerável. Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio), com a perda de 49,1% do Cerrado nos últimos 50 anos, além da diminuição em 88% da Mata Atlântica, calcula-se que ao menos 30% da população de tamanduás-bandeira tenha sido perdida nos últimos 26 anos. Nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, a espécie está extinta. Um adulto pode pesar até mais de 45 kg e o comprimento pode chegar a 1,2 metro.