Buscas por jornalista britânico e indigenista desaparecidos na Amazônia – Comando Militar da Amazonia (CMA)/AFP
Da Redação
08/06/22 – 01h03
Um suspeito, identificado como ‘Pelado’, foi detido pela Polícia Militar nesta terça-feira (7). O suspeito foi conduzido para interrogatório por possível participação nos desaparecimentos do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira no Vale do Javari, na Amazônia. As informações são do jornal O Globo.
Na tarde desta terça-feira, a Polícia Federal deteve dois suspeitos de envolvimento no caso. Os pescadores identificados como ‘Churrasco’ e ‘Jâneo’ foram liberados após prestarem depoimento em Atalaia do Norte (AM).
“Temos 3 suspeitos. Tivemos a detenção de um deles e esperamos que esses dois sejam capturados nas próximas horas, para apresentarem sua versão, de tudo que foi imputado a eles”, afirmou Eliesio Marubo, procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).
Bruno Pereira era alvo constante de ameaças por combater invasores como garimpeiros e madeireiros na região do Vale do Javari, onde há a maior concentração de povos indígenas isolados no mundo. Ele e o jornalista Dom Phillips sumiram após um encontro com ‘Churrasco’ horas antes do sumiço ser relatado para autoridades.
“Segundo relatos dos colaboradores da Univaja, essa semana a equipe recebeu ameaças em campo, além de outras que já vinham sendo feitas, e de outros relatos já feitos para a Polícia Federal e ao Ministério Público Federal em Tabatinga”, disse Beto Marubo, da Univaja.
No último sábado, antes do desaparecimento da dupla, o jornalista britânico teria feito imagens de três homens armados que ameaçavam os indígenas. Uma dessas pessoas seria um dos ouvidos pela polícia, de acordo com a Univaja.
Fonte: Istoé