Decreto que derrubou lei foi apoiado por deputados da base aliada. Líder do governo será substituído por Agaciel Maia, confirmou Rollemberg.
O governador Rodrigo Rollemberg disse nesta quarta-feira (28) que “prevaleceu a religião” na decisão da Câmara Legislativa que derrubou o decreto que regulamentava a lei anti-homofobia no Distrito Federal.
Ele também confirmou o nome de Agaciel Maia (PR), para a liderança do governo no legislativo. As afirmações foram feitas durante visita às obras de captação de água no reservatório do Bananal.
“Acho que ali prevaleceu a questão da religião. Lamento, acho que no século XXI é muito importante que Brasília seja uma cidade cidadã, que respeite os direitos humanos e as pessoas como elas são.”
A lei n° 2.615 foi criada há 17 anos e regulamentada na última sexta-feira (23), pelo governador. A proposta previa multa de até R$ 10 mil em caso de discriminação por orientação sexual.
A derrubada da regulamentação foi articulada por deputados da base aliada de Rollemberg. Um dos autores do decreto foi o deputado Rodrigo Delmasso (Podemos), afastado da liderança do governo na Câmara Legislativa nesta terça-feira (27).
A partir do dia 1° de julho, o deputado Agaciel Maia (PR) passa a ocupar liderança do governo na Câmara, afirmou Rollemberg. Sobre a decisão de derrubar a regulamentação da lei anti-homofobia, o governo disse que vai recorrer.