Pais de oito filhos, avós de 14 netos e bisavós de uma bisneta, o casal Aglaiz Sales Magalhães e Francisco das Chagas Magalhães, ambos de 84 anos, gosta de curtir a vida. A piauiense e o cearense são alunos de capoterapia no Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia — Parque da Vaquejada e fazem questão de prestigiar os encontros da turma. Na manhã desta quarta-feira (23/10), eles capricharam no gingado e dançaram ao som do pandeiro do professor Márcio Tavares, numa aula de dança especial para a Semana da Pessoa Idosa 2019, que ocorre simultaneamente em sete centros olímpicos e paralímpicos do Distrito Federal, até esta sexta-feira (25/10). A iniciativa, que começou na última terça, é da Fundação Assis Chateaubriand em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF.
Aglaiz e Francisco estão aproveitando a programação e se divertiram com o bingo. “Aqui, a gente se sente muito bem, como se estivesse em família. Todo mundo é bem unido. É uma verdadeira terapia”, comentou o cearense. “Tenho amigos demais aqui e adoro dançar. Me sinto mais forte, mais leve, mais disposta para fazer as coisas de casa”, acrescentou a esposa.
Além dos aulões e do bingo, os idosos dos centros contam com diversas atividades culturais, esportivas, de lazer e de saúde. A Semana da Pessoa Idosa inclui oficinas de artesanato com crochê e EVA; festival de talentos; brincadeiras de roda; aulões de hidroginástica; serviços de corte de cabelo e escova; teste glicêmico; aferição de pressão; bioimpedância; orientações sobre autoexame de mama; e visitas guiadas ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, para conferir exposições de arte e rodas de conversa sobre violência doméstica, perigos das redes sociais para pessoas idosas, entre outros temas.
Natural do Rio Grande do Norte, a moradora de Ceilândia Damiana Maria Ribeiro, 71, não vê a hora de chegar o Baile da Feliz Idade, marcado para esta sexta-feira (25/10) na unidade de Samambaia, com expectativa de público de mais de mil pessoas matriculadas nos centros olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), da Estrutural, do Riacho Fundo I, de Samambaia, de São Sebastião e de Sobradinho.
Uma das atrações será um show com o trio de forró da sanfoneira Damiana, apelidada de Dona Gracinha e conhecida pelas apresentações na Torre de TV. “Baile é comigo mesmo. Lá na minha terra, eu só vivia no baile. Tudo o que a gente pode fazer para se divertir, a gente tá dentro, porque a vida é curta”, destacou a nordestina.
Autoestima
Segundo um dos coordenadores da Semana da Pessoa Idosa, Ken Araújo, da Fundação Assis Chateaubriand, todas as atividades foram pensadas para elevar a autoestima desse público frequentador dos centros olímpicos, com momentos de integração e valorização, além de proporcionar a reflexão da sociedade sobre a importância de cuidar bem dos idosos. “O espaço dos centros é como uma segunda casa para eles. Fazemos questão de que sejam acolhidos de forma humanizada e harmoniosa”, ressaltou.
O público idoso representa mais de 30% dos alunos dos centros olímpicos e paralímpicos do DF, de acordo com Paulo Dubois, coordenador-geral dessas unidades esportivas. “As pessoas idosas trazem, além da alegria, exemplos de dedicação e superação. Elas estão aqui vencendo a ociosidade, trabalhando todos os aspectos físicos e emocionais e melhorando a saúde. Nos motivam diariamente.”
Participe
Quinta-feira (24/10)
Das 8h às 18h
Atividades de saúde, família, lazer, cultura, recreação, ginástica, atendimento psicossocial. Simultaneamente nos centros olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), da Estrutural, do Riacho Fundo I, de Samambaia, de São Sebastião e de Sobradinho.
Sexta (25/10)
Das 14h30 às 18h
Baile da Feliz Idade no Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia. Exclusivo para alunos dos centros. Vagas limitadas.
Sábado (26/10)
Das 8h às 13h
Aniversário de 6 anos do Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia – Setor O. Aberto para a comunidade.
Informações: site