A ideia é simples: conectar o iPhone ao carro e transportar várias de suas funções para uma interface intuitiva e adaptada para uso ao volante. Para operar o painel inteligente, o usuário poderá usar comandos de voz (com a ajuda da Siri), botões e outros controles manuais no carro, além da tela sensível ao toque, dependendo dos recursos de cada modelo de veículo.
“CarPlay foi projetado para fornecer uma experiência incrível usando o iPhone no carro. CarPlay deixa os motoristas usarem seu iPhone no carro com distração mínima”, explica o vice-presidente de marketing de iPhone e iOS da Apple, Greg Joswiak.
Motoristas poderão usar funções como chamadas de voz, mensagens, mapas e player de música, entre outros apps nativos do sistema da Apple. Além disso, a companhia promete suporte a outros aplicativos em um curto espaço de tempo, como o Spotify.
Os primeiros fabricantes a disponibilizarem o CarPlay serão Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo. A Apple também promete, futuramente, equipar carros de outras doze empresas, incluindo Chevrolet, Ford, Kia, Nissan, Peugeot e Toyota – não há, porém, qualquer garantia de que modelos vendidos no Brasil oferecerão o recurso.