O amplo gramado entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Torre de TV, no Eixo Monumental, passará por transformações a partir de agosto. Em vez do descampado, árvores, ciclovias, jardins, calçadas e espelhos d’água ocuparão os 22 mil metros quadrados da área central.
O projeto é inspirado em rascunhos produzidos por Burle Marx na década de 1970 e pertence ao escritório que leva o nome dele, mas é posterior ao conjunto paisagístico do artista. As obras devem começar em menos de 15 dias e serão entregues até 2015.
A primeira etapa atinge a Torre de TV, que receberá canteiros de flores . A fonte luminosa terá a pista para pedestres alargada a fim de receber maior fluxo de pessoas. Atualmente, casais e famílias vão ao local para assistir ao show de águas coloridas e sincronizadas, que ocorre de terça-feira a domingo em diferentes horários.
Além de florida, a praça ficará arborizada, com palmeiras e arbustos a serem plantados. Algumas das espécies utilizadas serão a guariroba, o buriti e a acácia, que enfeitam a região e favorecem as sombras.
Tornar menos árida a região é, inclusive, um dos objetivos da intervenção, conforme explica o arquiteto e diretor do Escritório Burle Marx, Haruyoshi Ono. “No projeto, demos ênfase à vegetação como forma de facilitar e tornar mais agradável o caminho de pedestres e de ciclistas”, detalhou.
Para tal finalidade, foram escolhidas árvores de grande porte, como o jacarandá, a peroba-rosa e o jatobá. São todas exemplares típicos do cerrado e seguem o conceito de Marx, que defendia o uso da flora local nos seus planos paisagísticos. “Ainda que essa seja uma proposta apenas inspirada na obra do artista, mantemos os valores que ele seguia, como usar exemplares nativos”, disse Ono.
(foto:Projeção de como ficará o monumental)