As pessoas em situação de rua, nesta terça-feira (28/6), terão um atendimento diferenciado no Centro Pop Brasília, localizado no SGAS 903, das 8h às 13h. Organizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) em parceria com diversas instituições, o 3º Mutirão de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud) tem o foco de garantir suporte jurídico, prestação de serviços e cidadania.
Atualmente, segundo dados da Companhia de Planejamento (Codeplan), estima-se que 2.938 pessoas vivem em situação de rua na capital do país. Quem visitar o evento terá acesso facilitado à consulta processual, além de campanha de conscientização sobre violência doméstica e familiar contra a mulher. Uma equipe de voluntários do TJDFT, formada por magistrados e servidores, realizará uma triagem dos atendimentos e dará orientações sobre o passo a passo para solucionar os casos apresentados.
A Juíza de Direito do Tribunal e Coordenadora do Centro de Inteligência de Justiça do DF, Luciana Yuki, destaca que geralmente o público tem mais de uma demanda, mas é necessário seguir uma ordem. “Primeiro, precisa de identidade para depois, por exemplo, acessar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a conciliação previdenciária do seu benefício. Então, a gente traz as nossas equipes para isso”, explica.
Além dos atendimentos jurídicos, o PopRuaJud vai oferecer consultas médicas, aplicação de doses da vacina contra a covid-19 e a H1N1, e quem for ao evento terá acesso a corte de cabelo, barba e unha. Os participantes também receberão doações de roupas e agasalhos.
Luciana destaca que muitos dos serviços são demanda das próprias pessoas em situação de rua. “Cada vez que a gente faz um mutirão, a demanda vem dos próprios usuários dos serviços. Então, eles pediram corte de cabelo, serviços médicos, e aos poucos, a gente vem suprindo essas demandas, acionando diversos órgãos públicos”, destacou.
Como ajudar
O TJDFT recebe doações de roupas, sapatos e cobertores até esta segunda-feira (27/6), das 12h às 19h, nos Fóruns do Tribunal. Os itens arrecadados serão entregues à população de rua durante o PopRuaJud.
Em cada fórum do TJDFT, há uma caixa onde os doadores podem deixar os objetos. Além disso, foi disponibilizado dois pontos de drive-thru: um na passarela de acesso entre o bloco A e o Palácio da Justiça e outro no Fórum de Taguatinga.
Colaboração
O 3º PopRuaJud conta com a participação de diversos órgãos e instituições, entre eles a Justiça Federal (Subseção do Distrito Federal), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), a Defensoria Pública da União (DPU); a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF); a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes) e a Secretaria de Saúde do DF. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também estarão presentes.
Com informações TJDFT