O projeto “BSB Plano das Artes” promove, a partir desta quinta-feira (30), tours gratuitos em 27 espaços autônomos dedicados às artes visuais no Distrito Federal (veja lista ao final). O evento segue até domingo (2) e ocorre em 13 regiões administrativas.
Para participar, é preciso se inscrever no site. No endereço, também é possível encontrar a lista completa com horários e a programação de cada espaço cultural.
Vans gratuitas levarão os participantes para fazer o passeio a partir de cinco pontos de encontro na capital (veja abaixo). Os trajetos serão guiados por arte-educadores.
Na segunda edição, a iniciativa traz o tema “o lugar da arte” e levanta o debate sobre a importância de galerias, ateliês, coletivos e outras associações que produzem arte na cidade. No ano passado, o evento ofereceu seis tipos de tour por 20 locais.
O projeto é dedicado à ampliação da visibilidade e ao mapeamento dos espaços voltados à produção e divulgação das artes visuais em Brasília.
Reconhecimento da arte
A professora de Artes da UnB Cinara Barbosa é idealizadora e curadora do projeto BSB Plano das Artes — Foto: BSB Plano das Artes/Divulgação
Segundo a curadora e idealizadora do evento, Cinara Barbosa, o Distrito Federal se tornou um importante polo produtor no segmento das artes visuais. Ela afirma que artistas, curadores, críticos e galerias da capital têm se destacado, inclusive, no cenário internacional.
“O ‘BSB Plano das Artes’ surgiu como uma ferramenta para que público e espaços independentes possam se encontrar em um ambiente estimulante e de compartilhamento de informações”, explica a curadora.
Rotas de arte
Visita guiada do projeto “BSB Plano das Artes” ao espaço Pilastra, no centro de moda do Guará — Foto: BSB Plano das Artes/Divulgação
Durante os quatro dias de tours, vans com rotas pré-definidas serão disponibilizadas gratuitamente ao público. Nesta edição, os veículos realizarão viagens dentro das regiões administrativas e regiões vizinhas.
As rotas ocorrem de manhã e à tarde, com saídas do estacionamento da SCLN 206 (Asa Norte); Praça do Relógio (Taguatinga); Biblioteca Braille Dorina Nowill (Taguatinga); Instituto de Artes da Universidade de Brasília (Asa Norte); e Museu Nacional da República (Área Central do Plano Piloto).
Cada centro colocará à disposição uma programação especial para o evento, como visitas orientadas a exposições, encontros com curadores, críticos de arte, conversas com artistas, entre outras atividades.
Confira a lista de ateliês e galerias parceiras:
- Ateliê Camila Soato (Sobradinho)
- Ateliê Cecilia Mori (Asa Norte)
- Ateliê NOVA (Asa Sul)
- Ateliê Raquel Nava (Asa Norte)
- Ateliê Ralph Gehre (Asa Sul)
- Ateliê Taigo Meireles (Brazlândia)
- Ateliê Valéria Pena-Costa + Projeto FUGA (Lago Sul)
- deCurators (Asa Norte)
- Elefante Centro Cultural (Asa Norte)
- Espaço f/508 de Cultura (Asa Norte)
- Galeria Karla Osório (Lago Sul)
- Galeria Mix Mídia (Asa Norte)
- Galeria Olho de Águia (Taguatinga)
- Invenção Brasileira/ Mercado Sul (Taguatinga)
- Jovem de Expressão / Galeria Risofloras (Ceilândia)
- Ateliê Júlia Dos Santos Baptista (Águas Claras)
- ManOObra (Sobradinho)
- A Matéria Plástica – Galeria de Arte Atemporânea (Altiplano Leste)
- Nação Cerratense Atelier de Arte (Paranoá)
- oBarco Estúdio (Asa Norte)
- Oto Reifschneider Galeria de Arte (Asa Norte)
- Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo (Planaltina)
- Pilastra (Guará II)
- Plano Imaginário (Lago Norte)
- Referência Galeria de Arte (Asa Norte)
- Studio Art Md’azevedo Representante Centro De Artes (Vila Telebrasília)
- XXX Arte Contemporânea (Jardim Botânico)