A manifestação assustou alguns motoristas, que param para olhar e tirar fotos, causando retenção no trânsito. “Num primeiro momento, a impressão que se tem é que são pessoas de verdade”, explicou o servidor público Jonas Castro, 43 anos. “Choca”, conclui.
O Metrópoles esteve no local por volta das 9h30. Não havia responsáveis pelo protesto próximos aos bonecos. Apenas uma faixa preta na qual estava escrito PEC 55.
A PEC encaminhada pelo Executivo ao Congresso prevê que o teto para os gastos seja válido por 20 anos, a partir de 2017, com possibilidade de revisão a partir do décimo ano de vigência. A medida é defendida pelo governo como necessária para superar a crise econômica.
A proposta prevê que os gastos públicos totais serão reajustados com base na inflação oficial do ano anterior. O texto já foi aprovado pela Câmara e aguarda votação no Senado.
A PEC do Teto é um dos motivos das ocupações de escolas e universidades, uma vez que há previsão de reduzir os investimentos do governo nas áreas de Educação e Saúde.