Em entrevista ao canal de notícias dos Estados Unidos CNN, o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, disse nesta quarta-feira (19) que as manifestações que ocorrem no Brasil não são parecidas com as que acontecem na Turquia. “São situações diferentes. A maioria das manifestações que estão acontecendo no país são pacíficas. O governo está atento às reivindicações das ruas”, garantiu o ministro.
Patriota relatou que o governo de Dilma Rousseff tirou milhões de pessoas da pobreza, elevando-as para a classe média. “é natural que as crescentes condições de vida ensejem maiores expectativas”, afirmou. “Aconteceram alguns episódios de violência aqui e ali e é claro que as forças de seguranças tiveram que atuar, já que trata-se de um grande número de pessoas envolvidas. Mas, em grande parte, as manifestações são pacíficas”, disse à jornalista Christiane Amanpour.
O ministro seguiu o discurso de Rousseff e disse que o país é um atualmente uma potência mundialmente graças às manifestações que aconteceram na história do país.