A quinta parcela do Cartão Gás foi liberada nesta quarta-feira (1º/6) para 70 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O benefício bimestral de R$ 100 é válido para a compra de botijões de 13 kg, em estabelecimentos cadastrados no programa.
A pasta do governo admitiu que o crédito pode demorar a ser utilizado por alguns usuários, por questões de trâmites operacionais bancários, segundo a secretaria. O benefício tem duração de até 18 meses, para cada usuário.
Em maio, mais 545 famílias receberam o benefício, substituindo outros cadastrados que se tornaram inelegíveis com a atualização do Cadastro Único, que não utilizaram o cartão em nenhuma oportunidade em 120 dias ou que não retiraram o cartão. A Sedes avalia o valor total da folha de pagamento deste mês em R$ 7 milhões.
O regulamento do programa destaca que, para evitar exclusão do benefício, o usuário tem até quatro meses para retirar o cartão e utilizar o crédito. A secretaria afirma que é importante que as famílias fiquem atentas à data para retirada do benefício. Para ser um beneficiário, o elegível deve estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ter declarado comprometimento de renda com a aquisição do item, residir no Distrito Federal e ter idade igual ou superior a 16 anos
Os novos usuários devem acessar o site do GDF Social para conferir local e data de retirada dos cartões, em agências do Banco de Brasília (BRB). Na agência indicada, é necessário portar um documento de identificação oficial com foto.
Fonte: Correio Braziliense