No aniversário de Brasília foi liberado o cruzamento da Avenida Comercial Norte e Sul. Passagem sobre o túnel que está com 70% das obras concluídas, volta ao circuito dando mais fluidez ao trânsito e permitindo o acesso de carro às lojas.
Com a presença do governador Ibaneis Rocha e autoridades do DF, foi liberado na manhã desta quinta-feira (21), o cruzamento da Avenida Comercial com a Avenida Central, no Centro de Taguatinga. A reabertura do trecho, interditado em 23 de julho de 2020 para a construção do Túnel de Taguatinga que está 70% concluído, reanima os comerciantes com expectativa de aumento das vendas causado pela volta da circulação de carros e, consequentemente, de compradores.
“Quem vinha da Avenida Comercial Norte para a Sul tinha que dar uma grande volta para chegar até aqui, então acabavam comprando em outro lugar”, conta Raquel Goulart, 56 anos, proprietária de uma banca de revistas aberta na avenida desde 1986. “Conseguimos nos manter firmes, depois de alguns meses fechados pela pandemia e 20 meses de trânsito interrompido, mas tenho certeza que agora tudo volta a melhorar”, emenda.
A reabertura oficial do tráfego no cruzamento foi feita pelo governador Ibaneis Rocha, com a presença de autoridades políticas do Governo do Distrito Federal (GDF), moradores e empresários de Taguatinga. De acordo com ele, esse é o início de uma série de entregas que vão fazer bem não só a quem reside, mas a quem investe na cidade, gerando emprego e renda. “Empresários, acreditem! Esse é um governo que anda de mãos dadas com o povo e com o empresariado.”
De acordo com o Administrador Regional de Taguatinga, Ezequias Pereira da Silva, a reabertura da Comercial Norte e Sul vai diminuir o fluxo de veículos na Avenida das Palmeiras. “Os veículos que passam pela avenida das Palmeiras e retornam para Taguatinga Sul através do viaduto na entrada da cidade, agora não haverá mais necessidade. Os motoristas só irão acessar a avenida das Palmeiras quando se deslocarem ao Plano Piloto“, pontua Ezequias.
A reativação do tráfego na Avenida Comercial traz consigo os primeiros reflexos das benfeitorias causadas pela construção do túnel – maior obra viária urbana em execução no país que vai transformar a mobilidade da região. “Traz um maior fluxo de veículos e a gente sabe que os carros e o transporte coletivo circulando geram frutos, não só para a mobilidade, mas também para o comércio por onde eles passam”, ressalta o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
Fonte: Agenda Capital