A Receita Federal começa a liberar nesta segunda-feira (15) o pagamento das restituições do segundo lote do Imposto de Renda (IR) da pessoa física. Segundo o órgão, mais de três milhões de contribuintes terão direito ao reembolso, que somou ao todo um valor de R$ 5 bilhões.
O dinheiro ficará disponível no banco por um ano e quem não resgatar a quantia no prazo determinado terá que realizar um requerimento pela internet. Apesar disso, vale lembrar que o valor da restituição é corrigido pela taxa básica de juros e, a partir do momento em que o dinheiro cair na conta, não terá nenhuma atualização.
A lista com a identificação dos nomes dos beneficiados já está disponível no site da Receita Federal. Também é possível realizar a consulta pelo telefone, através do número 146 e pelo aplicativo da Receita.
O próximo lote será da restituição do IR será liberado no dia 15 de agosto.
Malha fina
Para conseguir pegar sua restituição, o contribuinte deve ficar atento para garantir que não há inconsistências nas declarações. Caso haja, ele pode cair na malha fina, o que não significa a perda da restituição, mas sim que o contribuinte deverá ser realizar uma segunda declaração, corrigindo os erros da anterior.