O presidente nacional do podemos trabalhador, sindicalista Sebastião Téo, informou para a redação do Jornal Brasil 060 sobre o efetivo apoio da presidente do partido Deputada Federal Renata Abreu para a realização de uma grande mobilização dos trabalhadores brasileiros através de suas entidades representativas.
Nesse sentido, os trabalhadores poderão se organizar adequadamente na defesa dos seus interesses a partir das orientações seguras e do assertivo direcionamento da composição setorial do PODEMOS TRABALHADOR em todas as unidades da federação, com destaque para os estados de São Paulo, Bahia, Paraíba, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Parana.
Na fundação do Setorial a Deputada Federal Renata Abreu, afirmou que tudo acontece, quando algumas pessoas resolvem sonhar juntas. “É importante a criação de núcleos setoriais, para que possamos consultar pessoas que vivenciam o dia a dia das causas”, afirmou.
Os núcleos serão utilizados para ouvir os cidadãos, uma espécie de canal de comunicação com a população. “É um momento muito importante para o nosso movimento. É a concretização de um sonho. A missão é dada as lideranças dos trabalhadores, Vamos construir juntos o Brasil que queremos!”, completou a parlamentar.
Para o Secretário de Transparência da Câmara Federal Deputado Roberto de Lucena, os trabalhadores de todo o país poderão contar com a experiência do Presidente Nacional do PODEMOS TRABALHADOR, o líder sindical Sebastião Téo, para a relevante missão de estruturar o Setorial e preparar os dirigentes das inúmeras categorias profissionais para a disputa das eleições de 2020.
Lucena destacou que a crise econômica mundial vai fixar um novo paradigma para o desenvolvimento econômico e social. A superação das intempéries exigirá o emprego dos meios de implementação de uma nova política anti-crise através de uma grande parceria envolvendo os trabalhadores, os municípios, os estados, o governo Federal e toda a sociedade civil organizada.
Por fim, ainda segundo o parlamentar: “estamos na expectativa de experimentar um modelo de economia que traduzirá os anseios da população. Entretanto, é bom lembrar que a saída da crise econômica global se dará com a compreensão social necessária ao momento histórico no qual vivemos. Chegou a hora de valorizar a luta dos trabalhadores do campo e da cidade”
No início da semana repercutiu no mundo sindical as palavras do Deputado Federal Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que defendeu, a necessidade de uma “reorganização” do papel dos sindicatos brasileiros. Para o parlamentar, a reforma trabalhista aprovada em abril de 2017 enfraqueceu as entidades representativas dos trabalhadores que, atualmente, enfrentam dificuldades para custear suas ações.
“A votação da lei trabalhista que eu conduzi teve um papel importante. De fato, a legislação brasileira, não estimulava o emprego e não protegia o trabalhador. Havia um poder excessivo nos sindicatos, mas o outro lado [patronato] formou maioria e levou o pêndulo para um lado que, agora, precisa ser reorganizado em um ponto de equilíbrio”, disse Maia ao participar de uma web conferência realizada pelo Grupo Prerrogativas.
“Acho que a legislação trabalhista foi modificada de forma correta, mas acho que na questão dos sindicatos ela foi dura demais”, acrescentou Maia pouco após defender a importância da atividade sindical para a democracia. “Não podemos nos esquecer de que o principal ato inicial quando Hitler virou chanceler [da Alemanha] foi acabar com os sindicatos.”
Para o presidente da Câmara, é preciso “construir um caminho” que permitam às organizações financiar-se. “Não tenho dúvida nenhuma de que os sindicatos têm que ter condições de financiar seu trabalho de representação na sociedade. Não com aquele mesmo volume de financiamento que gerava uma distorção e que acabou gerando uma reação da sociedade, mas é bom termos os sindicatos participando da nossa vida democrática. Hoje, muitos deles enfrentam dificuldades, o que não é bom”, ponderou Maia.
Para o Presidente do Podemos Trabalhador o Sindicalista Sebastião Téo, a chegada a hora de buscar fortalecer as entidades representativas dos trabalhadores Brasileiros.
Sebastião Téo, afirmou ainda que as categorias profissionais e o movimento sindical nacional se fortaleceu ao buscar a consolidação de suas bases , nossa luta é a manutenção e geração de empregos com distribuição de renda, com uma economia em ascensão.
O Podemos Trabalhador estará implantado em todos os estados da Federação, para apoiar a legenda no pleito eleitoral deste ano, afirmou o líder classista Sebastião Téo.