Nesta segunda-feira (5) só saiu um resultado preliminar
O resultado da eleição para conselheiros tutelares no Distrito Federal só sairá nesta terça-feira (6). Foi isso que declarou a Secretaria da Criança do Distrito Federal que irá recontar os votos de 18 equipamentos de votação. O concurso, que já havia registrado problemas antes da votação e chegou a ser suspenso duas vezes após questionamentos da Justiça, apresentou defeito em várias urnas. Nesta segunda-feira (5), foi divulgado apenas um resultado preliminar.
Dados da pasta apontam que 18 equipamentos tiveram falhas pela manhã e oito à tarde. Ao todo, havia 1,6 mil urnas em 21 pontos de votação. Durante a tarde, 10 foram consertadas e apenas oito seguiram com a votação manual. O resultado divulgado hoje contabiliza apenas as urnas eletrônicas.
A votação começou às 9h e seguiu até 17h, foram contabilizados 125 mil votos. A apuração, prevista para começar 20h, teve início apenas meia-noite e encerrou às 5h desta segunda-feira. Segundo a secretaria, a demora ocorreu porque alguns candidatos que estavam disponíveis para votação nas urnas foram impedidos de concorrer por falta de documentação ou comprovação de trabalho com crianças.
Além dos 200 titulares que atuarão em 40 conselhos, serão escolhidos outros 400 suplentes, que assumirão em casos de vacância. O mandato é de quatro anos, com possibilidade de uma reeleição. A função deles é zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, solicitar providências legais e imediatas para protegê-los, como pleitear vagas em escolas públicas, além de fazer a ponte entre órgãos do governo quando necessário.
Confira o resultado preliminar aqui.