Evento teve artistas locais, Criolo, MC Carol e despedida do Móveis. Queima de fogos durou 10 minutos. Festa na Prainha do Lago Sul reuniu 2 mil pessoas.
Os eventos de réveillon na Esplanada dos Ministérios e na Prainha do Lago Sul, em Brasília, reuniram cerca de 12 mil pessoas entre a tarde de sábado (31) e a madrugada de domingo (1º), segundo estimativas do governo. A festa começou às 16h, no palco montado em frente ao Museu Nacional, e terminou por volta das 2h.
A queima de fogos no Lago Paranoá durou 10 minutos, e a contagem regressiva na Esplanada foi feita pelo rapper Criolo para um público de 10 mil pessoas. Na Prainha, 2 mil adeptos de religiões de matriz africana participaram das celebrações, que incluíram cerimônias às margens do lago e shows de música afro.
Além de Criolo, os shows na Esplanada incluíram a cantora Flora Matos e as bandas Móveis Coloniais de Acaju – que se despediu oficialmente dos palcos, após anunciar uma pausa “por tempo indeterminado” – e Fundo de Quintal. Artistas locais e DJs também subiram ao palco, entre uma atração e outra.
Neste domingo, as linhas de ônibus circulam com a tabela normal do dia. Já o Metrô do DF não roda, em função do feriado. O comércio também tem funcionamento especial, e nos principais shoppings, apenas a praça de alimentação estará funcionando.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o acesso e a dispersão do público foram tranquilos, e não houve registro de ocorrências “graves” nos dois locais. Um jovem com idade estimada em 25 anos morreu afogado no Lago Paranoá em um trecho próximo à Ponte JK, onde as pessoas se reuniram para assistir à queima de fogos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo foi retirado da água pouco antes das 4h e estava a uma profundidade de 7 metros, já sem sinais vitais. A tentativa de reanimação durou cerca de meia hora, sem sucesso, e a morte foi confirmada no Hospital de Base. Até as 10h, a identidade da vítima era desconhecida.