Atual deputado federal já foi ministro da área no governo Temer. Ele foi candidato ao Senado em outubro, mas não se elegeu.
O deputado federal Sarney Filho (PV-MA) foi anunciado nesta terça-feira (13) como futuro secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, na gestão do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB).
Sarney se reuniu nesta terça com Ibaneis e o vice-eleito, Paco Britto (Avante), na Câmara dos Deputados. A indicação dele como secretário foi confirmada pela assessoria de Ibaneis.
O político, filho do ex-presidente da República José Sarney, tem cadeira na Câmara Federal desde 1983. Ao todo, foram nove mandatos consecutivos por diversos partidos. Nas eleições deste ano, foi candidato ao Senado pelo Maranhão, mas não se elegeu.
Entre 2016 e 2018, Sarney Filho foi ministro do Meio Ambiente no governo Michel Temer. Ele deixou o cargo para sair em campanha eleitoral.
Primeiro escalão
Nesta terça, a equipe de Ibaneis anunciou outros nomes que devem compor o primeiro escalão do novo governo, a partir de janeiro de 2019. Confira a lista de secretários confirmados, até o momento:
- Fazenda: André Clemente
- Gabinete de Segurança Institucional: Laerte Bessa
- Justiça: Gustavo Rocha
- Habitação: Mateus Oliveira
- Mulher: Ericka Filippelli
- Obras: Izídio Santos
- Segurança Pública: Anderson Torres
- Educação: Rafael Parente
- Comunicação: Weligton Luiz Moraes
Além desses nomes para o secretariado, foram anunciados como chefes das forças de segurança:
- Polícia Civil: Robson Cândido
- Polícia Militar: Sheyla Sampaio
- Corpo de Bombeiros: Emilson Santos
O nome do secretário de Saúde, que deverá ser um médico, depende de costuras políticas. Ibaneis disse que pretende ir a São Paulo conversar com gestores sobre indicações.