Mais de uma semana após o início das aulas, a Secretaria de Educação do Distrito Federal retomou nesta quinta-feira (13) a distribuição do cartão para compra de material escolar, que atende estudantes de famílias no Bolsa Família. Nos próximos dias, está programada a entrega do benefícios nas regiões do Recanto das Emas, Sobradinho, Planaltina e Santa Maria.
O cartão para aquisição de material escolar é um benefício que fornece R$ 226 em compras para cada estudante. Segundo o GDF, os produtos podem ser adquiridos em mais de 300 papelarias credenciadas na Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária.
A distribuição começou nesta quinta no Recanto das Emas e em Sobradinho I. Nesta sexta, a entrega continua no Recanto e segue também para Sobradinho II. Estudantes de Planaltina vão receber o cartão entre segunda e quarta (17 e 19). Alunos de Santa Maria terão acesso ao benefício nos dias 20 e 21.
A pasta informou que o cronograma de entrega para as outras regiões do DF já está definido e será divulgado nos próximos dias. Os alunos recebem um comunicado sobre data e local de entrega na própria escola.
Ao todo, 130 mil estudantes devem receber o benefício, segundo o governo. O investimento total é de R$ 29 milhões. O material deve ser adquirido até 16 de maio deste ano.
As primeiras regiões a receberem o benefício foram Ceilândia, com 10.635 cartões, e Paranoá, com 4.103. O número representa 12% do total previsto. Na última terça-feira (11), a Secretaria de Educação informou que estava reformulando as datas para “melhor atender aos beneficiários”.
Entre as questões analisadas, segundo a pasta, estavam o ajuste aos locais de paradas das vans de entrega dos cartões. O objetivo era evitar filas em locais expostos ao sol e à chuva.
Cada família receberá um envelope com o cartão, senha e carta explicando como usá-lo. Para ativá-lo, o estudante deve ligar entre 8h e 20h na Central de Atendimento Cartão Material Escolar, pelo telefone 3029-8440 e informar o número do cartão (com 16 dígitos), o CPF (com 11 dígitos), e confirmar o desbloqueio digitando a opção 1. Os beneficiários podem tirar dúvidas pelo 156, opção 2.