Reforço começou em dezembro e já reúne 120 profissionais de várias áreas. Há vagas abertas para médicos, enfermeiros, auxiliares e psicólogos, entre outros.
Profissionais de saúde que desejem contribuir, de maneira voluntária, para a melhoria da rede pública do Distrito Federal podem se inscrever até o dia 3 de abril. O sistema de voluntariado na Secretaria de Saúde começou em dezembro e, segundo o governo, já conta com o reforço de 120 profissionais.
As inscrições devem ser feitas pelo Portal do Voluntariado do DF, e o interessado precisa comprovar formação profissional na área. Informações mais específicas sobre os documentos exigidos, prazos e etapas de seleção estão disponíveis no site.
Nesta fase, são oferecidas 250 vagas para médicos, enfermeiros, auxiliares, nutricionistas, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e técnicos. Os profissionais serão “espalhados” pelos hospitais, UPAs e centros de saúde do DF, de acordo com a necessidade e os projetos a serem implementados.
Como voluntário profissional, a pessoa não recebe salário nem ajuda de custo. Quando trabalhar em regime de plantão, tem direito a auxílio de alimentação. No momento da “posse”, o participante passa por um curso e assina um termo de adesão.
Desde o início do programa, em janeiro, a Secretaria de Saúde já passou a contar com a ajuda de profissionais de tecnologia da informação, arquitetura e saúde. Apesar do caráter voluntário do serviço, é preciso definir horário de trabalho e apresentar resultados por período.