Segunda via do carnê está disponível na internet. Mais de 330 mil contribuintes estão inadimplentes; quem não pagar, pode ter o nome inscrito na dívida ativa do Distrito Federal.
A segunda parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP) do Distrito Federal deve ser paga até a próxima sexta-feira (14), de acordo com o número final do cadastro de cada imóvel.
A primeira parcela dos tributos venceu no mês passado e, segundo a Secretaria de Fazenda do DF, 330,7 mil donos de imóveis deixaram de pagar o imposto. O valor corresponde a 37% de inadimplência.
Quem não recebeu os boletos em casa pode retirar a 2ª via dos documentos de arrecadação em postos do Na Hora, BRB Conveniência e nas agências da Receita Federal. O documento também pode ser emitido pela internet, no site da Secretaria de Fazenda.
As multas para atrasos de até 30 dias são de 5% sobre o valor do IPTU. De acordo com a pasta, o contribuinte também pode ter o nome inscrito na dívida ativa e ser alvo de protesto judicial, ficando sujeito a perder a propriedade.
Em 2017, o DF espera arrecadar R$ 924 milhões com os impostos. Desse total, até a publicação desta reportagem, R$ 648,3 milhões já tinham sido pagos.