A Secretaria de Saúde do Distrito Federal suspendeu a licitação para contratação de empresa especializada em limpeza para hospitais e demais unidade de saúde.
Segundo o aviso de suspensão publicado nesta terça-feira (17/5), no Diário Oficial do DF, a medida visa garantir a “conclusão de providências decorrentes de impugnações e esclarecimentos apresentados”.
O órgão distrital de Saúde anunciou que vai atender às recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF). “Assim, logo após atender à solicitação, a pasta reabrirá o prazo para a realização do pregão”, informou.
O secretário-adjunto de Gestão, Jansen Rodrigues, disse que “todas as alterações sugeridas pelo órgão de contas serão atendidas até o fim desta semana”. “A ontratação regular será um marco na história da pasta, já que a iniciativa vai encerrar mais de 10 anos de sucessivos contratos emergenciais”, pontuou.
Nos últimos anos, a Secretaria de Saúde tem pago as empresas por meio de despesa indenizatória. Não existe licitação – que é o modelo considerado mais proveitoso para a gestão pública, porque nele ganha quem cobra o menor preço e preenche todos os requisitos exigidos pelo poder público. Atualmente, as empresas prestam o serviço e recebem depois que comprovam a realização do trabalho, ou seja, sem contratação regular.
Fonte: Agenda Capital