O ex-consultor da CIA (Agência Central de Inteligência) Edward Snowden, acusado de espionagem por vazar informações sigilosas de segurança dos Estados Unidos, pediu asilo permanente ao Brasil em carta publicada nesta terça-feira (17) no jornal “Folha de S.Paulo”. Atualmente, o americano vive na Rússia, com asilo temporário de um ano.
Em troca, o pivô do escândalo diplomático oferece ajuda ao Palácio do Planalto para investigar a espionagem de Washington a cidadãos, autoridades e empresas brasileiras.
Na mensagem divulgada pelo jornal, intitulada de Carta Aberta ao Povo do Brasil, Snowden se diz impressionado pelas críticas feitas pelo governo brasileiro ao programa de espionagem de internet e telecomunicações dos EUA em nível mundial.
A versão em inglês da carta redigida pelo ex-funcionário da CIA foi publicada no Facebook pelo brasileiro David Miranda, companheiro do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, autor das reportagens que revelaram os documentos obtidos por Snowden. No Twitter, o próprio Greenwald.