A Sony confirmou rumores dos últimos meses e anunciou, nesta segunda-feira, 8, três novos smartphones: o Xperia XA2, o Xperia XA2 Ultra e o Xperia L2. Todos eles cumprem a promessa da japonesa de renovar o design da sua linha de celulares.
As mudanças não são tão drásticas, mas perceptíveis. A principal delas é a posição do leitor de impressões digitais. Normalmente, a Sony coloca o sensor no botão de liga/desliga, na lateral, mas agora ele vem na parte de trás. Além disso, a traseira tem leves curvas nas laterais.
Em termos de especificações, não há grandes surpresas. O Xperia XA2 tem tela de 5,2 polegadas Full HD, processador Snapdragon 630, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. A bateria é de 3.300 mAh e ele vem com Android 8.0 Oreo de fábrica.
O destaque deste smartphone está na câmera. O sensor traseiro tem 23 MP de resolução, sensibilidade ISO 12800 para fotos em ambientes de pouca luz e é capaz de registrar vídeos em 4K e até 120 quadros por segundo. Já a câmera frontal, por sua vez, é mais básica. Ela tem 8 MP e lente de ângulo aberto em 120 graus, o que permite capturar mais conteúdo em cada selfie.
O Xperia XA2 Ultra, que você vê acima, é uma versão levemente mais poderosa. A tela é de 6 polegadas e resolução Full HD, a memória RAM tem 4 GB, o armazenamento interno pode ser de 32 GB ou 64 GB e a bateria é de 3.580 mAh. Só o processador é o mesmo, um Snapdragon 630.
A mesma câmera de 23 MP está na traseira do XA2 Ultra, que investiu também na câmera frontal. O sensor de selfies é duplo, composto por uma câmera de 16 MP e estabilização óptica de imagem, acompanhado de uma outra com 8 MP de resolução e lente de 120 graus; além do flash frontal.
O Xperia L2, por fim, é uma opção mais básica. Ele tem uma tela HD de 5,5 polegadas, processador MT6737T, da MediaTek, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento e bateria de 3.300 mAh. O Android que vem embarcado ainda é o 7.1 Nougat.
As câmeras também têm pouco o que apresentar. A traseira é de 13 MP e abertura de f/2.0. A frontal é de apenas 8 MP e ângulo aberto. Nenhum dos smartphones teve ainda seu preço oficial divulgado e nem data para chegar ao Brasil.