Conmebol define confrontos das oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana
EFE/NATHALIA AGUILAR
A Conmebol definirá, nesta sexta-feira (27), a partir das 13h, os duelos das oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. O sorteio será realizado na sede da entidade e contará com a participação de 32 clubes, 16 em cada um dos torneios. Finalizada a fase de grupos, os possíveis cruzamentos passam a ser desenhados.
Na Libertadores, os vencedores de cada grupo terão o privilégio de decidir a fase de oitavas de final como mandantes diante dos vice-líderes das chaves. Na Sul-Americana, a situação é semelhante, mas os líderes dos grupos decidirão em casa contra os terceiros colocados de cada chave da Libertadores.
Nesta etapa dos torneios sul-americanos, não há veto a nenhum tipo de confronto. Estão liberados, portanto, duelos entre equipes do mesmo país ou que estiveram na mesma chave durante a fase de grupos. O sorteio, além das oitavas, definirá todo o chaveamento até a grande final.
LIBERTADORES
Primeiros colocados enfrentarão segundos colocados, mas não há direcionamento obrigatório por causa da classificação. Assim como nas oitavas de final, o time de melhor campanha na fase de grupos terá a vantagem de decidir o jogo em casa em todas as etapas até a semifinal. Na final, disputada em jogo único em Guayaquil, a divisão de ingressos será igualitária.
1ºs colocados
Grupo A – Palmeiras
Grupo B – Libertad
Grupo C – Estudiantes
Grupo D – Atlético-MG
Grupo E – Boca Juniors
Grupo F – River Plate
Grupo G – Colón
Grupo H – Flamengo
2ºs colocados
Grupo A – Emelec
Grupo B – Athletico-PR
Grupo C – Vélez Sarsfield
Grupo D – Deportes Tolima
Grupo E – Corinthians
Grupo F – Fortaleza
Grupo G – Cerro Porteño
Grupo H – Talleres
Um duelo possível entre brasileiros é Flamengo X Fortaleza. Também há a chance de um encontro argentino entre River Plate e Vélez Sarsfield. Um dérbi entre Palmeiras e Corinthians está entre as possibilidades.
SUL-AMERICANA
Na Sul-Americana os campeões dos grupos enfrentam os terceiros colocados das chaves da Libertadores. Do mesmo modo, não há vetos para duelos entre times de mesma nacionalidade. Como nenhum brasileiro ficou na terceira posição dos grupos da Libertadores, é impossível que haja duelos nacionais na próxima fase.
1ºs colocados da Sul-Americana
Grupo A – Lanús
Grupo B – Melgar
Grupo C – Santos
Grupo D – São Paulo
Grupo E – Internacional
Grupo F – Atlético Goianiense
Grupo G – Ceará
Grupo H – Unión Santa Fe
3ºs colocados da Libertadores
Grupo A – Deportivo Táchira
Grupo B – The Strongest
Grupo C – Nacional de Montevidéu
Grupo D – Independiente del Valle
Grupo E – Deportivo Cali
Grupo F – Colo-Colo
Grupo G – Olimpia
Grupo H – Universidad Católica
Fonte: R7