Polícia demorou cerca de uma hora para apreender animal, que pesa 60 kg. Residência fica no Lago Sul, fica perto da reserva do Jardim Botânico.
Um tamanduá-bandeira foi capturado na madrugada de segunda-feira (28) em uma casa na QI 23 do Lago Sul, área nobre de Brasília. O animal, que tem 60 kg, deu trabalho para a equipe da Polícia Militar Ambiental. De acordo com os policiais, foi necessária quase uma hora para conseguir apreender o tamanduá, que estava dentro de um cercado.
Os tamanduás são os únicos mamíferos terrestres que não têm dentes. Eles se alimentam apenas de formigas e cupins. Têm em média 1,2 metro de comprimento (entre cabeça e corpo), sendo 45 centímetros só de focinho. O animal tem hábitos diurnos e normalmente é vagaroso. Perseguido, pode fugir a galope.
Fuga
No início do mês, policiais militares e funcionários do zoológico montaram uma força-tarefa para encontrar uma tamanduá-bandeira que fugiu do recinto. Não há pistas de como ela conseguiu sair – não havia deformações nas grades ou buracos por onde poderia ter saído. Ela foi achada nos arredores da instituição.
O sumiço foi descoberto pelo tratador, que notou a falta do bicho na hora de limpar o recinto. A tamanduá Yana divide o local com outra fêmea da espécie.