Novas autorizações foram anunciadas no começo de junho. Categoria diz que medida melhora concorrência contra Uber.
Um grupo de taxistas se reuniu em frente à sede do governo do Distrito Federal para comemorar a entrega de novas permissões para a categoria nesta sexta-feira (24). A Polícia Militar bloqueou o trânsito para que os motoristas saíssem da altura da 106 Sul até o Palácio do Buriti.
Na quinta da última semana, o governo anunciou700 novas autorizações para taxistas após 36 anos. O secretário de Mobilidade, Carlos Tomé, informou que pretende fazer um processo seletivo para mais 1,1 mil concessões. A medida, no entanto, não tem prazo para acontecer.
“Vamos poder comprar carros novos, carros de luxo para melhorar a frota”, disse o diretor do Sindicato de Taxistas Locatários Sandro Pereira.
O DF tem atualmente 3,4 mil titulares de permissão para dirigir táxi e 2,4 mil motoristas auxiliares. As licenças não eram abertas desde 1979. A expectativa é conceder outras 400 autorizações ao longo do ano.
Nesta quinta (23), o vice-governador, Renato Santana, deu início a uma rodada de discussões para avaliar o projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa que regulamenta serviços de táxi em Brasília. Entre as possibilidades discutidas estava vetar o artigo 7, que proíbe que motoristas sem licença, como os do Uber, cobrem pela atividade.
Rodrigo Rollemberg tem até 6 de agosto para sancionar a proposta. Para diretor do Sindicato de Taxistas Locatários Sandro Pereira, qualquer que seja a decisão, não haverá “grande impacto” para a categoria. “Assim [com as novas permissões], a gente vai poder concorrer contra o Uber.”