A chegada de uma frente fria que trará chuvas a partir de segunda-feira (20) diminuirá a intensidade das altas temperaturas.
As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste poderão sofrer ainda mais com o calor nos próximos dias. O alerta partiu do Instituto Nacional de Meteorologia e prevê que uma massa de ar quente tomará conta do interior do Brasil como consequência da bolha de calor, formada pelo ar parado na região central do país.
Se a previsão se concretizar, as manhãs de sexta-feira (17) a domingo (19) terão altas temperaturas. Os recordes numéricos de calor registrados em termômetros de algumas cidades brasileiras como Brasília (DF), Coxim (MS), Franca (SP) poderão ser batidos mais uma vez.
O momento mais quente ocorrerá entre sábado e domingo e os locais mais atingidos pelo calor serão os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Nas cidades mais afetadas pelo clima, a previsão é de que a temperatura máxima ultrapasse os 40ºC, com chances de chegar próximo de 42°C no final da tarde de domingo.
Apesar do calor intenso desse final de semana, os metereologistas esperam a chegada de uma frente fria a partir de segunda-feira (20) na região Sul do país, que poderá trazer chuvas para o DF e diminuir a intensidade das altas temperaturas.