Frio é causado por massa de ar polar que vem da Argentina. Sensação térmica esta semana pode chegar a 5 °C.
Distrito Federal tem um novo recorde negativo de temperatura neste ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura registrada na Ponte Alta do Gama foi de 7,4 °C na manhã desta quarta-feira (19), por volta de 7h. No mesmo horário, os termômetros do Plano Piloto registraram 10 °C de mínima. O instituto não soube dizer qual a sensação térmica no horário.
O Inmet já havia previsto que a temperatura cairia ao partir desta semana. A previsão é de que as mínimas prevaleçam, em média, em 10 °C. A umidade relativa do ar varia de 85% a 35%. O instituto alerta ainda que a sensação térmica pode chegar a 5 °C.
Explicação
O frio nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste é causado por uma massa de ar polar que vem da Argentina. A temperatura, contudo, é considerada normal para o inverno do DF, segundo os meteorologistas. O que muda para os brasilienses são os ventos mais fortes e intensos este ano.
Segundo o instituto, o clima não está mais frio que nos anos anteriores. As rajadas, no entanto, abaixam a sensação térmica nos dias mais frios e pode ficar entre 5 °C e 6 °C esta semana. A previsão é de que o frio permaneça até a primeira quinzena de agosto.