A presença de batedores da polícia para abrir caminho não foi o suficiente para a seleção italiana. Assustada com o trânsito pesado do Rio de Janeiro, a Azzurra decidiu mudar a programação de treinamentos para não passar horas dentro do ônibus. O time treinará agora no Engenhão apenas no período da tarde.
O técnico Cesare Prandelli havia planejado atividades em dois períodos no campo anexo do estádio interditado, mas desistiu rapidamente após comprovar a dificuldade de deslocamento. Nos cálculos feitos pela comissão técnica, eles perderiam aproximadamente 3h para ir e voltar duas vezes por dia.
A delegação está concentrada em um luxuoso hotel na Barra da Tijuca, distante 22km do estádio João Havelange. Para realizar esse trajeto, batedores da polícia federal abrem caminho relas ruas, irritando motoristas comuns que precisam parar para que o ônibus passe livremente.
Com a modificação, os jogadores realizam trabalhos físicos no próprio hotel pela manhã. À tarde, por volta das 14h, o grupo deixa o local em direção ao Engenhão. Isso ainda acontecerá quinta e sexta-feira. No sábado, a Itália treinará à tarde no Maracanã.
A troca, porém, vem permitindo que os jogadores aproveitem um pouco do sol feito no Rio de Janeiro nesta semana. Nos últimos dias, alguns atletas estão passeando pela orla da Cidade Maravilhosa. Até o técnico Cesare Prandelli utiliza o tempo vago logo cedo para fazer uma caminhada na beira da praia com a esposa e o filho.
Os italianos estreiam na Copa das Confederações contra o México, domingo, às 16h, no Maracanã. Brasil e Japão completam o grupo.