O presidente americano, Donald Trump, deu uma inusitada justificativa para a decisão de seu governo de enfraquecer leis ambientais nos últimos meses. Na tarde de quinta-feira 12, em um encontro com republicanos em Baltimore, ele disse que “a luz (das lâmpadas mais eficientes) não é boa. Eu sempre fico laranja”.
“O que há com as lâmpadas?”, Trump perguntou à platéia. “As lâmpadas que estamos sendo forçados a usar, em primeiro momento, para mim, eu sempre fico laranja”, declarou, em meio das risadas do público.
President Trump: “The light bulb. People said what’s with the light bulb. I said here’s the story, and I looked at it. The bulb that we’re being forced to use. Number one, to me, most importantly, the light’s no good. I always look orange. And so do you. The light is the worst.” pic.twitter.com/Hb4nu5xk5t
— The Hill (@thehill) 13 de setembro de 2019
A declaração de Trump veio após o Departamento de Energia ter anunciado, no dia 4 de setembro, que os Estados Unidos abandonariam as regras impostas durante o governo Obama. Essa regulação seria adotada a partir de janeiro de 2020 e motivaria a fabricação de lâmpadas eficientes no consumo de energia elétrica para uso doméstico e industrial, que resultam em menos emissão de gases de efeito estufa.
As marcas brancas ao redor dos olhos do presidente americano, porém, indicam que a iluminação da Casa Branca tem pouco a ver com a coloração alaranjada de sua pele. Os aparelhos de bronzeamento artificial costumam deixar essa diferença marcante. A maquiagem mal feita, também.