O governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou, na manhã desta sexta-feira (20/5), a AgroBrasília, maior feira do agronegócio do Centro-Oeste. Em coletiva de imprensa, o chefe do Executivo local destacou a satisfação de ver a força da feira na retomada dos negócios pós-pandemia do novo coronavírus.
“A gente vê a quantidade de expositores o que nos alegra muito, além do presidente da feira (Ronaldo Triacca) contando que a expectativa de vendas é acima de R$3 bilhões o que coloca a AgroBrasília entre as principais feiras do agronegócio do Brasil”, destaca o governador.
Na avaliação do chefe do Palácio do Buriti, isso demonstra a força do DF e de toda a região na agropecuária. “Nós atendemos, aqui na Feira, não apenas o DF, mas a região de Goiás e de Minas Gerais. E a grande vantagem é que o trabalho da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal) e da Secretaria de Agricultura é dirigido não só aos grandes produtores, mas também aos pequenos, o que mostra que temos aqui uma cadeia completa de fornecimento”, completa.
O governador também assinou um contrato com o Banco de Brasília (BRB) durante o passeio pela feira. O presidente do órgão, Fernando Henrique Bezerra, explicou que o contrato é um operação de industrialização no valor de R$30 milhões. “Na sequência assinamos outra (operação) no valor de dez milhões, com outro produtor. Cerca de 40% do crédito imobiliário que a gente faz por ano é celebrado nesse cinco dias de feira. Então, é um momento especial também para realizar negócio”, pontua.
Durante visita à feira AgroBrasília, Ibaneis Rocha também tomou cafezinho produzido no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), conferiu maquinários e conversou com expositores.
Confira programação:
20 de maio
8h30 — Cultivo da canola no cerrado: alternativa para rotação de culturas e de diversificação de renda
9h — Mulher do agro: qual a importância da mídia social na sua carreira?
11h — Estratégias para confinamento
13h30 — 4º Fórum Distrital de Febre Aftosa
16h — Programa Nacional de Bioinsumos: avanços e perspectivas
21 de maio
h30 — Os desafios da fazenda com a turma do Agro de Negócios
9h30 — Apresentação das soluções tecnológicas para controle biológico das sete startups finalistas
11h15 — Anúncio da vencedora e entrega da premiação
Fonte: Correio Braziliense