Uma empresa britânica desenvolveu um protótipo de maçarico que aproveita elementos opostos para um fim comum: o equipamento utiliza água para criar fogo. O líquido é usado como combustível para gerar chamas quentes o suficiente para soldar metais. O maçarico, desenvolvido pela SafeFlame, funciona completamente à base de água. O aparelho separa moléculas de hidrogênio e oxigênio na água e queima esses elementos químicos como fonte para criar a tocha.
Como o único elemento utilizada para criar o fogo nesse maçarico é a água, o único resultado da queima é também água, gerado quando oxigênio e hidrogênio se recombinam durante a reação química. Com baixa emissão de gases e sem necessidade de combustíveis fósseis ou perigosos, a empresa afirma que o produto é muito seguro, de acordo com o Mashable. A SafeFlame afirma que o maçarico permanece frio ao toque, e que a chama é sempre visível.
Além da inovação, outro ponto forte do produto seria a segurança, segundo a companhia. Como a água é mais barata e mais fácil de armazenar do que gás, que requer seguros caros para evitar acidentes. Assim, o aparelho da SafeFlame teria maior custo-benefício que maçaricos que queimam combustível. O maçarico seria adequado para soldar muitos metais, como bronze, alumínio e aço. O produto ainda não está disponível para comércio, mas já está sendo testado no Reino Unido.