A companhia espacial do multimilionário Richard Branson, a Virgin Galactic, realizou na quinta-feira com sucesso o segundo voo de teste de sua nave suborbital SpaceShipTwo (SS2) que ultrapassou a barreira do som enquanto subia a 21 quilômetros acima da superfície terrestre.
Segundo publicou Branson no blog de sua empresa, o teste de sua nave comercial serviu para comprovar o funcionamento do sistema de abertura de suas asas que permitem ao veículo reentrar na atmosfera de forma controlada e aterrissar como um avião. O exercício foi realizado a partir do aeroporto do deserto de Mojave, no sul da Califórnia, e durou 30 minutos.
A SpaceShipTwo decolou acoplada a um avião de carga que o transportou até 14 quilômetros de altitude, no limite com a estratosfera, onde se desprendeu e os pilotos ligaram o motor-foguete que em 20 segundos fez com que o veículo chegasse a sua máxima altitude e superasse a barreira do som.
“Este é um passo gigantesco”, disse Branson, que anunciou que sua companhia estabeleceu o recorde de altura para um voo de um veículo comercial com asas. A Virgin Galactic quer poder iniciar suas viagens turísticas suborbitais em 2014, uma experiência exclusiva que tem um custo por passagem de US$ 250 mil. Cerca de 630 pessoas já fizeram a reserva e a empresa arrecadou mais de US$ 80 milhões em depósitos.