A Volkswagen divulga nesta segunda-feira (27) detalhes sobre o Up!, que será o novo modelo mais barato da montadora no país, preenchendo a lacuna deixada pelo Gol G4, da geração antiga, que saiu de linha após a entrada em vigor da obrigatoriedade de freios ABS e airbags.
Serão oferecidas 4 versões com motor 1.0 (82 cavalos) e câmbio manual, mas os preços só serão revelados no mês que vem, quando o carro será lançado.As informações foram passadas em evento prévio para a imprensa, e em 4 de fevereiro ocorrerá a apresentação oficial para todo país.
O modelo nasce com a missão de ser histórico para a marca. “O Up! é como um Fusca do futuro, feito para substituir o carro do povo”, diz Luiz Alberto Veiga, chefe de design do modelo. “Desde o início do trabalho pensamos em fazer um ícone”, continua Veiga.
“Tem todos os requisitos para ser líder”, completou Henrique Sampaio, gerente de marketing e produto. Apesar de a Volkswagen dizer que o carro “não tem concorrentes diretos”, a montadora não nega que brigará com a Fiat. “Tem proximidade com o Uno”, afirma Sampaio. Ainda em 2014, mais um rival de peso deve chegar: a nova geração do Ford Ka, que teve protótipo apresentado em 2013.
Por ora, a VW só divulga a configuração 4 portas e com câmbio manual, mas dados divulgados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na tabela anual de eficiência energética de modelos à venda no Brasil, mostraram que o carro também terá versões de 2 portas e com o câmbio automatizado I-Motion.
Por ora, a VW só divulga a configuração 4 portas e com câmbio manual, mas dados divulgados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na tabela anual de eficiência energética de modelos à venda no Brasil, mostraram que o carro também terá versões de 2 portas e com o câmbio automatizado I-Motion.
A base é o motor 1.0 de três cilindros flex, o mesmo do Fox Bluemotion, e o câmbio manual de 5 marchas. De acordo com a marca, o propulsor rende 75 cavalos de potência e 9,7 kgfm de torque, utilizando gasolina. Com etanol, são 82 cv e 10,4 kgfm de torque. A velocidade máxima divulgada é de 165 km/h, com etanol, e 163 km/h, com gasolina.
O modelo terá as versões Take Up!, Move Up! e High Up!, partindo, nesta ordem, da mais básica. A versão topo de linha foi subdividida em Red Up!, White Up! e Black Up!, que diferem entre si apenas pelas cores que os próprios nomes especificam: vermelho, branco e preto.
O banco do motorista possui regulagem para altura em todas versões e os assentos dianteiros têm encosto de cabeça integrado, gerando visual esportivo. A abertura elétrica do porta-malas também é de série.
Todas as opções possuem, além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo (para motorista e carona), cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, para caso de colisão, e fixação de cadeirinhas para crianças com o sistema Isofix, que permite o engate rápido.
Entre os opcionais está o sistema de entretenimento e navegação chamado de “maps and more” (“mapas e mais”, em livre tradução do inglês).
Ar-condicionado e aquecimento interno são de série apenas nas opções topo de linha (Red, White e Black). Nas demais, pode ser adquirido como opcional.
A direção elétrica é inclusa somente a partir da versão High Up!, intermediária. Nas de entrada, Take e Move, é necessário pagar a mais por ele. A hidráulica também é um opcional na versão mais básica, Take.
(Foto: Reprodução)