Reservatório ficou 1,2 ponto percentual acima da meta. Monitoramento avalia nível da barragem e consumo da população
Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico (Adasa) informou nesta quinta-feira (1º) que o nível do reservatório do Descoberto ficou acima dos 53% esperados para maio. A bacia, que abastece 65% do Distrito Federal, fechou o mês com volume em 54,2% – 1,2 ponto percentual acima da meta projetada.
O aumento é explicado pela maior quantidade de chuva. O mês de maio terminou com quase o dobro do volume de chuva esperado para esta época do ano no DF. O volume acumulado foi de 64,3 mm, enquanto a média mensal dos últimos 30 anos, é de 38,6 mm.
A Curva de Acompanhamento, como é chamado o monitoramento do nível da água, é feita pela Adasa, em parceria com a Caesb e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF). A avaliação traça uma meta mensal para os níveis dos reservatórios com base na variação do clima, no volume de entradas de água e também no consumo pela população e agricultores.
O monitoramento é semanal. O objetivo, segundo a Adasa, é traçar metas para o nível dos reservatórios e, a partir do estudo, adotar possíveis medidas para assegurar o volume adequado.
Para o mês de junho, devido à proximidade do período de seca no DF, o nível projetado para o Descoberto será de 46%.
Tarifa extra
Por decisão da Adasa, a tarifa de contingência, que deixava a conta de água e de esgoto dos brasilienses 20% mais cara, deixará de ser cobrada a partir deste mês.
Segundo o diretor-presidente da agência reguladora, Paulo Salles, a taxa adicional sobre o valor da água, aliada ao racionamento, já gerou o efeito esperado – principalmente nos primeiros três meses de vigência, quando os reservatórios estavam em nível crítico.
O retorno da cobrança extra, segundo Salles, vai depender da evolução do nível dos reservatórios até a volta do período de chuva, em novembro. O valor começou a ser cobrado em dezembro de 2016.
Crise Hídrica
Já o racionamento começou na capital, no dia 16 de janeiro. O reservatório do Descoberto foi o primeiro a ter a redução no abastecimento e toda a região atendida por ele vem tendo restrição de água desde então. Já o reservatório de Santa Maria, iniciou o racionamento no mês de fevereiro.