A Western Digital lançou um novo modelo de HD com um componente bem diferente: o gás hélio. A companhia já havia prometido o lançamento para esse ano. Voltado para o mercado empresarial, o novo disco é mais econômico e poderoso do que os modelos tradicionais.
Por ter uma densidade de apenas 1/7 da densidade do ar, o hélio reduz a turbulência causada pela rotação dos discos na leitura e gravação de dados. Assim, diminui o consumo de energia e gasta menos calor, gerando, segundo a companhia, 49% de economia a cada terabyte de operação.
A capacidade do drive também aumenta. Ele tem o tradicional tamanho de 3,5 polegadas, normalmente utilizado para produtos de até 4 TB. No entanto, com a menor turbulência, consegue mais espaço, e permite o armazenamento de até 6 TB. Com este conceito, o produto fica menor, mais econômico e poderoso.
Com isso, a WD tem em mãos um concorrente de peso para os drives flash, que são “a moda” do mercado de armazenamento por serem mais leves e econômicos. Porém, eles ainda são muito caros e oferecem menos espaço do que os discos rígidos tradicionais. O novo Ultrastar He6 combina a praticidade do flash com o tamanho do HD comum.
“A plataforma será usada nas novas tecnologias feitas em parceria com a HGST (subsidiária da WD). Ela será uma pedra fundamental para a construção de um segmento de mercado novo nos próximos anos”, diz a empresa no anúncio do Ultrastar He6, que consome 23% menos energia, quando inativo, do que seus discos normais de 4 TB.
Não foram divulgadas informações sobre a disponibilidade ou o preço dos novos drives. Portanto, ao que tudo indica, em breve eles já devem começar a fazer parte de alguns desktops e também serem comercializados individualmente.